Páginas

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Tema da 36ª Romaria da Terra



Terra e Cidadania: Princípios do Bem Viver


As Romarias da Terra se revestem de um caráter religioso, litúrgico e social-político, associando a fé à vida e ao compromisso cristão. A fé em Deus Trindade, fonte da vida e da libertação, é a motivação fundamental das romarias. É uma caminhada de Deus e para Deus. A romaria é festa do povo a caminho, rosto da igreja peregrina. A Romaria da Terra é um mutirão de mobilização, reflexão, dinamização e um processo místico que semeia e fecunda o Reino de Deus. A romaria da terra é profecia. Há a denúncia da realidade injusta e desigual do mundo, mas ao mesmo tempo, visualiza os sinais de cooperação e de solidariedade nas práticas sociais, anunciando a utopia do Bem Viver para todos.

Terra: A terra não é somente um meio de produção ou de acesso aos bens da natureza. A terra é todo o ambiente sagrado que propicia a vida, lugar da convivência, das relações, da ética, da solidariedade, da diversidade. Na terra, devemos ser mais “autores” do que “atores” da vida e da cidadania.

Vida: o milagre da vida só é possível na terra. A terra é o lugar sagrado, centro integrador da comunidade humana. A terra é um dom universal de Deus, vida para todos os seus filhos e filhas. Diante de tantas situações de morte, é fundamental resgatar o desafio da vida plena para todos.

Cidadania: A cidadania é um desafio e uma construção da vida toda. Nunca é completa. É carregada de beleza e de compromissos com as causas da liberdade, da dignidade, da justiça e do bem comum.

O processo da cidadania é gerado a partir dos valores da cooperação, da solidariedade, da responsabilidade, da alegria e da paz. São necessárias as Políticas Públicas voltadas para a partilha das riquezas, produzir sem agredir o meio ambiente, a valorização do jovem agricultor, a democracia participativa, o cooperativismo, a agricultura familiar, a agroindústria familiar, as alternativas da economia solidária, a alimentação cidadã, as sementes crioulas, o consumo consciente, iniciativas de reciclagem, dos direitos fundamentais, na superação do consumismo, da competitividade e do modelo atual de produção, articulando a vida do campo e da cidade com objetivos comuns. 

Nesse horizonte, “A terra e a cidadania se constituem caminhos e princípios do Bem Viver, único destino, causa e sentido da vida humana.Na terra de Deus não há fronteiras, nem cercas, nem muros. Na terra de Deus somos movidos pelo sentido da fé que desafia a zelar pela mãe terra, da vida humana, como um imperativo da fé cristã e da responsabilidade cuidadora da vida.

Vamos juntos preparar as nossas dioceses, as comunidades e todas as pastorais. Somos convidados a participar desse processo como construtores dos sinais do Reino de Deus.

(Editorial Voz da Terra – Setembro 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário